por Jorge Martin
Já se passou mais de uma semana desde a morte de Hugo Chávez e até há pouco havia filas quilométricas de gente que vinha de todo o país para se despedir pela última vez do presidente. Foram convocadas novas eleições para 14 de abril e o ambiente é de crescente raiva da popiulação diante das provocações da oligarquia.
Hugo Chávez morreu – a luta pelo socialismo vive!
Declaração da Corrente Marxista Internacional – CMI
Hugo Chávez deixou de existir. A luta pela liberdade, pelo socialismo, pela humanidade perdeu um valente lutador. Morreu na terça-feira, 05 de março, às 4,25 horas, hora local. A notícia foi dada pelo vice-presidente Nicolás Maduro. O presidente Chávez tinha apenas 58 anos e havia governado o país durante 14. Sua luta contra o câncer se prolongou por dois anos, mas apesar disso a notícia de sua morte causou um forte impacto.
Sem Chávez, a tarefa dos marxistas continua a mesma: completar a Revolução!
Declaração da Esquerda Marxista – Seção Brasileira da Corrente Marxista Internacional
O introdutor do marxismo na Rússia do século XIX, Plekhanov, em seu ensaio “O papel do indivíduo na História” nos explica que “O grande homem é grande não porque suas particularidades individuais imprimiram uma fisionomia individual aos grandes acontecimentos históricos, mas porque é dotado de particularidades que o tornam o indivíduo mais capaz de servir às grandes necessidades sociais de sua época, surgidas sob a influência de causas gerais e particulares.”
Milhões acompanham cortejo fúnebre de Chávez nas ruas de Caracas
Cortejo fúnebre em Caracas: Milhões acompanham o caixão de Chávez vestidos de vermelho. É uma demonstração massiva de que Chávez se foi, mas a consciência de luta do povo segue. Venceremos!
Hugo Chávez por Eduardo Galeano
A DEMONIZAÇÃO DE CHÁVEZ - "Hugo Chávez é um demônio. Por quê? Porque alfabetizou 2 milhões de venezuelanos que não sabiam ler nem escrever, mesmo vivendo em um país detentor da riqueza natural mais importante do mundo, o petróleo. Eu morei nesse país alguns anos e conheci muito bem o que ele era. O chamavam de "Venezuela Saudita" por causa do petróleo. Tinha 2 milhões de crianças que não podiam ir à escola porque não tinham documentos... Então, chegou um governo, esse governo diabólico, demoníaco, que faz coisas elementares, como dizer: "As crianças devem ser aceitas nas escolas com ou sem documentos”. Aí, caiu o mundo: isso é a prova de que Chávez é um malvado malvadíssimo. Já que ele detém essa riqueza, e com a subida do preço do petróleo graças à guerra do Iraque, ele quer usá-la para a solidariedade. Quer ajudar os países sul-americanos, e especialmente Cuba. Cuba envia médicos, ele paga com petróleo. Mas esses médicos também foram fonte de escândalo. Dizem que os médicos venezuelanos estavam furiosos com a presença desses intrusos trabalhando nos bairros mais pobres. Na época que eu morava lá como correspondente da Prensa Latina, nunca vi um médico. Agora sim há médicos. A presença dos médicos cubanos é outra evidência de que Chávez está na Terra só de visita, porque ele pertence ao inferno. Então, quando for ler uma notícia, você deve traduzir tudo. O demonismo tem essa origem, para justificar a diabólica máquina da morte."
Chávez deixou claro qual deveria ser o caminho após sua morte
por Caio Dezorzi
Há exatos 3 anos eu estava fazendo as malas para embarcar rumo a Caracas. O plano era passar um mês, acabei ficando quase dois. Fui ajudar os camaradas da seção venezuelana da CMI (Corrente Marxista Internacional) a realizar uma conferência e o lançamento de um novo jornal, “Lucha de Clases” (www.luchadeclases.org.ve).
Foi naqueles dias agitados da revolução venezuelana, mais precisamente em 13 de Abril de 2010, que tive a oportunidade de participar de um ato com uma multidão incontável, centenas de milhares, talvez mais de um milhão de pessoas, muitos de vermelho, mas muitos também de verde oliva... mas não eram militares do exército regular e sim trabalhadores fabris, trabalhadores rurais, estudantes, donas de casa, professores, servidores públicos, etc. Era o povo em armas!
Chávez morreu - Vida longa à Revolução Venezuelana!
Hoje (5 de março), às 16h25min, hora local, faleceu o presidente venezuelano Hugo Chávez. A notícia foi anunciada pelo Vice-presidente Maduro.
Nas primeiras horas do dia, uma reunião conjunta do governo com os altos comandos do exército e os 20 governadores do PSUV do país tinha decidido tomar uma série de medidas contra a campanha de desestabilização e sabotagem levada a cabo pela oligarquia e o imperialismo. Anunciaram medidas específicas contra a sabotagem do fornecimento de energia elétrica e da economia. Também foi anunciado que dois oficiais da embaixada dos EUA na Venezuela, o agregado da força aérea e sua ajudante, foram expulsos do país por contatar o pessoal militar ativo com o objetivo de organizar uma conspiração contra o governo democraticamente eleito.
Assinar:
Postagens (Atom)